Mineiro, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, segue em plena atividade
- Guia Paparazzo
- 17 de jan. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 21 de jul. de 2023
“O primeiro passo pra quem quer liderar é aprender a servir”.

“O primeiro passo pra quem quer liderar é aprender a servir” a frase é de um senhor de cabelos e barba brancos, que não abre mão da botina e camisa xadrez nas horas de folga, mas que passa a maior parte do tempo de paletó e gravata em agendas lotadas, no centro das grandes decisões nacionais, em Brasília.
Deputado Federal por seis mandatos consecutivos, ministro do Esporte e Turismo do presidente Fernando Henrique Cardoso, secretário de Transportes e Obras Públicas do governador Anastasia, e, atualmente, presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, segue em plena atividade, com a mesma energia de quando começou sua carreira política, há 30 anos. “Melles foi um dos melhores colaboradores que eu tive quando fui presidente da República. É um homem raro, é um desses que o Brasil não pode perder”, declarou publicamente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Sua trajetória revela um dos políticos mais influentes e realizadores de Minas Gerais, que circula no meio político, junto aos grandes nomes da política brasileira, mesmo quando não ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados. Nas últimas eleições ele não se reelegeu, mas engana-se quem acredita que Carlos Melles caiu no ostracismo.
Ao contrário, seja no comando do Sebrae Nacional, ou mesmo na presidência do Conselho Político Nacional do Partido Democratas – legenda que presidiu por 10 anos em Minas, a influência de Melles é visível.
Em 1994, através do Partido da Frente Liberal (PFL), Carlos Melles elege-se deputado federal de Minas e iniciando a construção de uma carreira meteórica e de respeito no Congresso Nacional.
No primeiro mandato participou ativamente da reconstrução das bases da agricultura, do cooperativismo e da cafeicultura, consolidando sua liderança como representante das demandas do setor.
Até 2018 foram 24 anos de vida parlamentar, como Deputado Federal, sempre ocupando funções relevantes no Congresso Nacional.

Foi, por exemplo, relator geral do Orçamento da União para 2000, uma das funções de maior responsabilidade no Congresso.
Em 2000, já no segundo governo de FHC, Melles deu mais um salto político ao se tornar Ministro do Esporte e Turismo, colocando em prática políticas inovadoras nestes setores. Foi decisivo para que o país se credenciasse para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Só em Minas, o ministro Melles implantou cerca de 750 obras e serviços no Esporte e Turismo.
Em 2011, foi convidado pelo então governador Antonio Anastasia para assumir a Secretaria de Transportes e Obras Públicas, uma das principais pastas do governo mineiro. Na secretaria, Melles foi audacioso nas propostas para os setores de transportes terrestres e aeroviários e implantou, entre outros programas: o ProAcesso, ProMG, Proaero, ProMunicípio e o Caminhos de Minas. O governador Anastasia resumiu a participação de Melles em seu governo: “É um líder incontestável, conhece, como poucos, Minas Gerais, e, apesar dos desafios, todas as determinações e o planejamento que havíamos previstos para a pasta foram cumpridos”.
Junto aos municípios mineiros, Carlos Melles sempre manteve o compromisso na busca de recursos para ajudar a melhorar a vida do povo, as estimativas atualizadas apontam mais de R$ 1,5 bilhão de investimentos em hospitais, postos de saúde, escolas, rodovias, quadras e ginásios poliesportivos, viaturas policiais e ambulâncias e muitas outras obras. Uma das mais recentes conquistas, em São Sebastião do Paraíso, é a implantação do campus universitário da UFLA, Universidade Federal de Lavras – UFLA, cujas obras estão adiantadas para abrigar cursos na área de inovação.
Aliás, as obras estruturantes e transformadoras são marca registradas deste político que não para nunca. Na lista das realizações estão as rodovias BR´s 265 e 146; a implantação do Hospital Regional do Coração – HRCor na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, e o reequilíbrio orçamentário que permitiu obras de grande porte em toda extensão da MG 050.
Em Passos, Carlos Melles foi o primeiro parlamentar a destinar recursos para o Complexo Materno Infantil da Santa Casa de Misericórdia de Passos, e apoiou desde o início a implantação do Hospital Regional do Câncer. Outra conquista marcante foi o novo projeto do trevo da Arlindo Figueiredo, um moderno sistema viário na área urbana de acesso a Passos. Melles também assinou embaixo e somou forças com as lideranças durante implantação da UEMG.
Vocacionado ao empreendedorismo – com participações diretas em grandes conquistas para os pequenos negócios, como o Supersimples e o MEI (Microempreendedor Individual), Carlos Melles ocupa hoje a presidência do SEBRAE Nacional e segue deixando sua marca de dedicação por onde passa. “Estamos melhorando nosso processo de gestão, buscando o Sebrae que o Brasil precisa, para servir melhor o empreendedorismo e gerar desenvolvimento e empregos”.
“Estar com a família é como um descanso, e, no convívio com os netos eu me entrego por inteiro, volto a ter aquela energia de criança”
Nascido em São Sebastião do Paraíso, numa família de cafeicultores, Carlos Melles é casado com Marilda Petrus Melles (eleita a primeira prefeita de São Sebastião do Paraíso, em 2001), com quem teve três filhos: Cristiano, Maria Pia e Caio e avô de seis netos. “Estar com a família é como um descanso, e, no convívio com os netos eu me entrego por inteiro, volto a ter aquela energia de criança”, declara.
Comments