Blog

Você esta em:capa, Blog
29/02/2016 10h05

HRC realiza campanha de prevenção ao câncer de pele

 

Na manhã deste sábado, 27, o Hospital Regional do Câncer de Passos realizou a sua 12ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. A campanha, de nível regional, tem como objetivo disseminar informações sobre a importância do câncer de pele, os riscos, o diagnóstico precoce e as formas de prevenção.

A ação foi organizada pelo Serviço Social do hospital, que disponibilizou 200 vagas para Passos e região e contou com a ajuda de cerca de 50 profissionais que se voluntariaram para os atendimentos, entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, auxiliares administrativos, voluntários, entre outros.
A campanha teve início as oito da manhã com uma palestra sobre os cuidados necessários para a prevenção e tratamento do câncer de pele, com o médico oncologista Pedro de Castro Mendes. Em seguida, os pacientes foram encaminhados para o Gapop-r (Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Passos e Região), onde foi servido um café-da-manhã especial para os participantes.

De acordo com o médico oncologista Paulo César Felipe Franco, as pessoas que passaram por atendimentos neste sábado foram avaliadas por meio de observação da pele e encaminhadas para biópsia, cirurgia ou tratamento. Segundo ele, a incidência de câncer de pele é maior em pessoas de olhos e cabelos claros, pele seca e clara, com história de casos na família e que tenham feridas avermelhadas, escamativas, que estão crescendo e sangrando. Além disso, ocorrências de câncer de pele podem ser percebidas por meio de pintas, principalmente na cor preta e que esteja apresentando coceira, sangramento e modificação no tamanho, textura ou forma. “Essa ação que estamos promovendo é importante para transmitirmos informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer mais comum no Brasil, principalmente para aqueles que moram na zona rural e que sofrem maior exposição ao sol” frisou.

Segundo a assistente social Solange Lima dos 26 municípios convidados, 23 encaminharam pacientes. Ela ressalta que alguns setores da Santa Casa de Passos foram fundamentais para o sucesso da campanha, como a central de esterilização e serviço de limpeza, além do bloco cirúrgico, urgência e pré-parto que emprestaram instrumentos para procedimentos de biópsia.
Dos 98 pacientes atendidos, 38 foram encaminhados para biopsia, cirurgia para remoção do tumor ou tratamento. Eles receberam amostras de protetor solar, oferecidas pelas empresas: Homeopassos e Revitalle.

O câncer de pele é o mais incidente na população mundial e responsável por cerca de 25% dos tumores. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que, em 2016, haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos de câncer, e entre as mulheres, 300.870. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.


Médicos que participaram da campanha:

- Dr. Adilson Aparecido Faccio
- Dr. Cleuber Barbosa Oliveira
- Dr. Diogo Almeida Lima
- Dr. Eneas Figueiredo
- Dra. Fernanda Queiroz de Oliveira
- Dra. Flávia Andrade Lopes
- Dr. Gustavo Couto Rosa Lopes
- Dr. Juliano Cândido Batista
- Dra. Katiara Rodrigues Fagundes
- Dr. Leandro Ribeiro
- Dr. Luiz Gustavo Pereira
- Dr. Paulo César Felipe Franco
- Dr. Pedro de Castro Mendes
- Dr. Rodrigo Calixto Mattar
- Dra. Rosana Cardoso Regazzin

« Voltar para listagem dos posts