Blog

Você esta em:capa, Blog
04/02/2016 14h19

Projeto PAIJUS do curso de Direito de Passos ganha destaque em revista


Um projeto de extensão desenvolvido pelo Curso de Direito da UEMG Passos ganhou destaque na Revista Cultura e Extensão da USP. O Programa de Atendimento Itinerante Jurídico Social (PAIJUS), realizado desde 2010, difunde a prática da conciliação, como meio pacífico de acesso à justiça, contribuindo assim para emancipação social e para a formação profissional cidadã.

O PAIJUS é coordenado pela professora Liliane Hespanhol e tem como executoras as professoras Idiene Vitor e Maysa Lemos. Na entrevista publicada em janeiro pela revista da USP, a professora Idiene explicou que o projeto tem como público-alvo moradores de Passos com maior índice de vulnerabilidade social. O atendimento itinerante é realizado em bairros do município e também em um posto fixo, onde foi instalado o Juizado de Conciliação, em prédio do curso de Direito da UEMG Passos.

“Através do projeto a comunidade tem assegurado seu direito de acesso à Justiça de forma rápida e desburocratizada, além de se tornar emancipada socialmente, na medida em que pode experimentar uma forma alternativa de resolução de conflitos. O trabalho extensionista  possibilita uma troca de experiências entre os saberes da comunidade e da academia, além de contribuir para a formação humana dos alunos envolvidos no projeto”, ressalta a docente.

A publicação sobre o PAIJUS no volume 13 da revista Cultura e Extensão pode ser acessada por meio do link: 
http://prceu.usp.br/revista/2016/01/conte-nos-sua-experiencia-projeto-paijus/

 



Equipe do PAIJUS durante atendimento itinerante em bairro de Passos 

« Voltar para listagem dos posts