Blog

Você esta em:capa, Blog
14/01/2016 10h00

Prefeitura de Passos define estratégias contra a dengue em 2016

A Prefeitura de Passos já está definindo um planejamento estratégico para o combate ao mosquito da dengue e do Zika vírus no ano de 2016. O prefeito Ataíde Vilela se reuniu, nesta quarta-feira (13), com os responsáveis pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, de Obras, Habitação e Serviços Urbanos e de Saúde, através dos departamentos de Saúde Coletiva e de Limpeza Urbana, para discutir as ações que serão desenvolvidas em toda a cidade ao longo do ano.

O Prefeito defendeu que sejam adotadas as mesmas estratégias que foram utilizadas em 2015 e que tiveram efeito no combate ao mosquito Aedes agypti e que foram responsáveis pela diminuição da doença. Entre essas medidas estão o sobrevôo de helicóptero em toda a cidade para fotografar terrenos e casas abandonadas, como forma de fazer um raio X das áreas de risco; medição do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA), montagem das equipes de mutirão, palestras de conscientização nas escolas, além de multar os donos dos terrenos que não fazem a limpeza dos lotes, entre outras medidas.

“Nós estamos começando essa mobilização desde agora e esperamos que toda a população continue fazendo a sua parte no combate à dengue. Esse trabalho deve ser realizado em conjunto, com os diversos setores da administração municipal e com a ajuda  de toda a comunidade”, ressaltou o prefeito.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2015 foram notificados 1.300 casos suspeitos de dengue no município, sendo que desse total foram confirmados 245 casos em laboratório. Em 2016 já foram notificados 24 casos e até o momento não houve nenhuma confirmação da doença.

            O coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses, Osvaldo Rattis, afirma que já estão sendo realizados mutirões em toda a cidade para retirar o entulho dos quintais, casas abandonadas e terrenos baldios.

Também participaram da reunião o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis, o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Gleison Souza, e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pilar Aparecida Lemos Faria. 

« Voltar para listagem dos posts