Blog

Você esta em:capa, Blog
05/01/2016 13h59

Santa Casa de Passos integra-se a processo de Acreditação Internacional

Uma boa notícia foi comemorada na Santa Casa de Passos, neste dezembro, quando a instituição tornou-se Hospital Integrante do Processo de Acreditação Internacional – Qmentum – certificado pelo Canadá – Acreditation Canada International.

Conforme explica a gestora de qualidade da Santa Casa de Passos, Lúcia Delfante, “a metodologia internacional de excelência – Qmentum International, orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança. Utiliza critérios internacionais com validação mundial”. Ressalta ainda que a Acreditation Canada abre caminho às instituições de saúde brasileiras para buscar seu posicionamento em par de igualdade com as melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de benchmarking (processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes).
Melhorar a qualidade e segurança do cuidado, entender as necessidades da população assistida e diminuir custos: são estes os três objetivos deste programa que proporciona à instituição alcançar estágios de maturidade organizacional, bem como a padronização e discernimento do fluxo de trabalho.
Segundo elenca Lúcia Delfante, há muitos benefícios à comunidade com esta adesão da Santa Casa ao processo de Acreditação, entre eles, a acentuada importância que se dá à estrutura organizacional, um impacto relevante nos processos e protocolos, comunicação efetiva e clara com os pacientes e familiares, benefícios imprescindíveis para aumentar o desempenho organizacional e também ações de educação e treinamento para melhoria do aprendizado na instituição.
Entretanto, os benefícios não param por aí. “Destacamos a cultura de segurança que se fortalece dentro da Santa Casa, bem como uma maior eficácia e uma melhor comunicação entre os prestadores de serviços e atendimento e os que recebem serviços e atendimento como parte do ciclo de tratamento. Há ainda a garantia do uso seguro de medicamentos de alto risco, além da criação de um ambiente físico e de vida profissional que contribua para a prestação segura de atendimento e serviços. Outro ponto trabalhado neste processo de Acreditação é o controle de infecção, além da avaliação criteriosa de risco, ou seja, a busca de identificar os riscos de segurança inerentes à população de clientes.
“A inserção da Santa Casa de Passos neste programa internacional de Acreditação, nos estimula ao comprometimento constante com o trabalho de excelência que coloca a nossa instituição cada vez mais segura para novos investimentos. Isso nos leva a um desenvolvimento com credibilidade por toda a comunidade regional, do estado, e referência nacional de qualidade à qual nos propomos”, destacou o provedor da Santa Casa, Vivaldo Soares Neto.
Este processo terá início neste janeiro, percorrendo um ciclo de dois a três anos até a homologação da Certificação Internacional Qmentum.

« Voltar para listagem dos posts