Blog

Você esta em:capa, Blog
31/12/2015 09h17

HRC realiza tratamento inédito para câncer ocular

O Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) realizou na manhã desta segunda-feira, 28, os primeiros procedimentos de Braquiterapia Oftálmica, um tipo de tratamento radioativo para tumores oculares. O hospital de Passos passa a ser pioneiro em oferecer esse serviço, pois não há, atualmente, em Minas Gerais, um centro de tratamento para estes tumores. São poucos os centros que realizam o procedimento no Brasil.

 Equipe Multidisciplinar que realizou o procedimento
Equipe Multidisciplinar que realizou o procedimento

A equipe é multidisciplinar, formada pelos médicos oftalmologistas Patrick Reis Morais, Tales Brasileiro e Wesley Ribeiro Campos, o oncologista ocular Fábio Nogueira, os radioterapeutas Rodrigo Mattar e André Tasso, pelos físicos Eduardo Guidi e Lívia Silveira e enfermagem.

O tratamento envolve duas pequenas cirurgias: uma de colocação e outra de retirada da placa. A braquiterapia oftálmica não danifica as estruturas que estão perto do tumor, como os ossos da face, pele, músculos e também não lesa os tecidos oculares como córnea, íris e cristalino, não provocando alterações estéticas. Esse procedimento é realizado sob anestesia. No Brasil, a maioria desses casos de câncer é tratada retirando o tumor junto com o globo ocular (enucleação), e no lugar, coloca-se uma prótese esférica (para dar volume) e outra estética que imita o olho. Mas agora, o HRC passa a oferecer esse novo tratamento que tem como principal vantagem a preservação do globo ocular e em alguns casos, a visão.
Segundo o Oncologista Ocular Fábio Nogueira, a braquiterapia oftálmica é um grande avanço no tratamento de tumores oculares “Esse é o tratamento mais indicado para esses tumores, pois evita a mutilação e preserva a visão, quando possível” ressaltou. Ele ainda frisou que é importante estar atento aos sinais “Visitas periódicas ao oftalmologista e exames aumentam muito a chance de cura, se os tumores forem diagnosticados em fase inicial”.
Após a realização do tratamento, o paciente é periodicamente avaliado pelo oncologista e também pelo oncologista ocular para controle, com intervalos determinado por eles. “Mais que enumerar nossa ações, queremos nos comprometer com o objetivo único de desenvolvimento com qualidade e ética acima de tudo. Respeito ao próximo, oftalmologia de qualidade e humanização no serviço prestado são as nossas metas sempre” destacou o provedor do hospital Vivaldo Soares Neto. Para mais informações sobre o novo tratamento, o telefone da Clínica de Olhos do hospital é 3529 1563. 

« Voltar para listagem dos posts