Blog

Você esta em:capa, Blog
06/11/2015 10h00

Centro de Iniciação ao Esporte começa a ser construído

 A obra do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Passos começou a ser feita pela empreiteira contratada pela Prefeitura para a execução do projeto. O serviço começou pela instalação do canteiro de obra, com fechamento da área por tapume e limpeza do terreno. A fase atual é da topografia. A empresa – Moreira e Correia Construtora – deve iniciar em até 15 dias a fundação do ginásio poliesportivo, com previsão de concluir a primeira etapa do projeto no final de dezembro.

    O engenheiro Richard Miranda, da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos da Prefeitura de Passos, é o responsável pela fiscalização da obra, com a função de conferir a execução do projeto. Segundo ele, o padrão estrutural e arquitetônico do CIE é do Ministério do Esporte, visando o incentivo ao esporte olímpico no país.
    Miranda ressalta a importância e o significado da obra para uma cidade como Passos, que passará a ter condições de ensinar modalidades olímpicas para a juventude. “Dos 257 ginásios aprovados para todo o Brasil, só 39 foram liberados pelo Ministério do Esporte, e Passos é um deles”, disse. “O CIE vai ser um avanço muito grande na área do esporte, porque tem padrão olímpico”, afirma.
    O engenheiro observou ainda que, com a estrutura que o CIE terá, crianças e adolescentes poderão aprender atletismo, esgrima, ginástica artística e outros esportes olímpicos e, conforme o interesse e o desenvolvimento de cada um, se destacar em grandes competições, como as Olimpíadas.
    O engenheiro da construtora Ivan de Melo Artur disse que além da instalação do canteiro de obra, a empresa está terminando a seleção de pessoal. A previsão é de que 15 trabalhadores estejam contratados na fase de pico da obra, que terá também profissionais especializados para serviços terceirizados, como a montagem da estrutura metálica do ginásio. O prazo para o término da obra é de sete meses.
    O CIE de Passos é o de modelo III, o maior, com ginásio poliesportivo de 1.750 metros quadrados reversível para duas quadras oficiais de basquete, que permite o uso longitudinal e transversal. O CIE também terá estruturas de atletismo e área de apoio, com salas de administração, professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público. 
Image

Máquina fazendo a terraplenagem da área em que será construído o CIEImage


Modelo do CIE de Passos com a lista de modalidades esportivasImage


Modelo do CIE de Passos visto de fora, com pista de atletismo na frente do
ginásio
« Voltar para listagem dos posts