Blog

Você esta em:capa, Blog
05/11/2015 10h00

Inscrições para Vestibular Ifsuldeminas vão até dia 09

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o edital para o Vestibular 2016/1º semestre. Serão mais de 3100 vagas ofertadas para mais de 30 áreas do conhecimento em cursos superiores e técnicos nos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e nos campi avançados de Carmo de Minas e Três Corações. 

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas de 05 de outubro a 09 de novembro de 2015. O candidato deverá acessar a página do IFSULDEMINASvestibular.ifsuldeminas.edu.br para preencher todos os campos obrigatórios apresentados na Ficha de Inscrição. A taxa é de R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos Superiores e R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para os cursos Técnicos. Somente será efetivada a inscrição, após pagamento por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência bancária do Banco do Brasil, dentro do prazo estabelecido no documento.

Isenção da taxa

No período de 05 a 16 de outubro, o candidato poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição, o resultado será divulgado no dia 22 de outubro. Os demais casos deverão proceder o pagamento da GRU até o dia 10 de novembro, exceto para os cursos de Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade para Jovens e Adultos (Proeja). Nesse caso, os vestibulandos estarão isentos do pagamento.

Vagas

Do total das vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ação afirmativa para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais.

Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. O edital que regulamenta o processo seletivo foi publicado no Diário Oficial da União e pode ser acessado no endereço www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular. No mesmo local, encontra-se disponível o manual do candidato com todas as informações sobre a prova, que ocorrerá 06 de dezembro de 2015, das 8h às 12h.