Blog

Você esta em:capa, Blog
19/10/2015 10h00

Secretaria de Saúde realiza atividades no Outubro Rosa

Ao longo do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação da Estratégia em Saúde da Família (ESF), realiza uma série de atividades para celebrar o “Outubro Rosa”. A campanha é promovida pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama, levando até as mulheres informações sobre a importância de fazer a mamografia. Em Passos, a ação da Secretaria Municipal de Saúde tem parceria com a Superintendência Regional de Saúde e Santa Casa. 

    Desde o início do mês, estão sendo desenvolvidas campanhas de prevenção e mobilização nas escolas, exames nas unidades de saúde, concurso de frases, entre outras ações. Em 24 de outubro será realizada a tradicional caminhada “Um beijo pela vida”, com saída da Avenida Juca Stockler, em frente ao prédio principal da Uemg (antiga Fesp).
    Neste ano, a campanha do Inca tem como objetivo fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.
    Em Passos, as mulheres devem procurar uma unidade de saúde próxima de casa, como o ESF e ambulatório, para solicitar a mamografia.
    A estimativa dos organizadores do Outubro Rosa é ampliar a compreensão sobre os desafios no controle ao câncer de mama e mostrar que esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade no tempo oportuno, além da necessidade de se realizar ações durante todo o ano, e não apenas no mês de outubro.
« Voltar para listagem dos posts