Blog

Você esta em:capa, Blog
04/07/2014 10h00

Começam os preparativos para 7º Festival Sabor de Passos

A sétima edição do Festival Gastronômico Sabor de Passos promovido e organizado pela FESP já tem data para começar. Entre os dias 1º de setembro a 1º de outubro, cerca de 20 estabelecimentos farão parte do circuito do sabor, movimentando a vida noturna da cidade, com petiscos e porções temperadas com muita criatividade, em uma deliciosa competição para escolher o melhor “Sabor de Passos”, deste ano. Todos os bares estão convidados a participar e para se inscrever basta comparecer à primeira reunião com a coordenação do festival, agendada para o próximo dia 15 de julho, na biblioteca da FESP.

 “Desde o início da nossa gestão à frente da FESP, sempre pensamos em envolver os nossos alunos com projetos de pesquisa e extensão que trouxessem algum tipo de benefício para a comunidade de Passos e região e o Sabor de Passos é isso. É uma maneira de trabalharmos com pessoas que lidam com restaurantes, bares e ambientes de turismo de modo que possam ser sempre desafiados a melhorar seus serviços, produtos e atendimento”, explicou o presidente do Conselho Curador da FESP Professor Fabio Pimenta Esper Kallas, um dos idealizadores do projeto.

Quando começou, há sete anos, o presidente da FESP, juntamente com a professora Heliza Faria, do curso de Publicidade e Propaganda estiveram em Belo Horizonte para conhecer o projeto: “Comida de Boteco”, pioneiro neste tipo de competição gastronômica.

Na FESP, o concurso ganhou o caráter educativo, oferecendo aos estabelecimentos concorrentes uma consultoria completa para ajudar a melhorar a qualidade destes estabelecimentos em vários aspectos, desde a qualidade da comida servida e higiene no preparo dos alimentos até o estado dos banheiros e a acessibilidade.  Para isso, o Sabor de Passos conta com professores e alunos de vários cursos como Nutrição, Gestão Comercial, Administração de Empresas e Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Segundo a professora Heliza Faria, coordenadora do evento, a cada ano cresce o interesse e a competitividade entre os participantes e o resultado disso é refletido em casas lotadas de clientes querendo provar os pratos de todos os concorrentes. “Os bares mudaram muito na questão de atendimento, infra-estrutura e criação e produção  dos pratos”, explicou.

Heliza lembrou ainda que outra vantagem que os participantes têm na promoção é a ampla divulgação que conseguem, sem custo algum. “Todos os bares e restaurantes participantes recebem camisetas, panfletos, banners e folders. Além disso,  temos órgãos de imprensa parceiros do projeto que auxiliam na divulgação e os clientes poderão retirar nos bares participantes um roteiro com a lista dos bares participantes, pratos oferecidos e o endereço”, destacou a coordenadora do Festival.

Na edição passada, cerca de 18 mil clientes visitaram os bares e restaurantes participantes do Sabor de Passos. “Nosso festival já tem um público cativo que faz questão de provar os pratos de todos os bares participantes e votarem no melhor prato”, afirmou o Presidente da FESP professor Fabio Pimenta Esper Kallas.

Serão eleitos: o melhor tira-gosto, melhor atendimento, melhor prato mineiro, melhor banheiro, prato mais criativo, com peso de 50% dos votos do público e 50% dos votos do júri.

O prêmio do júri é retirado apenas das notas dos jurados e o de melhor atendente - garçom ou garçonete - tem votação exclusiva pela Internet. Já o de melhor acessibilidade é avaliado pelo curso de Engenharia Civil.

Além disso, haverá o prêmio de melhores práticas nutricionais (julgado pelo curso de Nutrição) e melhor estabelecimento (bar ou restaurante) escolhido exclusivamente pelo voto do público.

 

Convite para os bares está aberto

Todos os bares e restaurantes de Passos estão convidados a participar do 7º Festival Sabor de Passos e para se inscrever basta comparecer à reunião técnica que será que realizada no próximo dia 15 de julho, a partir das 13h, na sala multimídia da Biblioteca da FESP Eng. Oto Lopes de Figueiredo, localizada à Avenida Juca Stockler, 1001, onde serão apresentadas as regras e condições de participação do festival.  

“Estamos convidando todos os bares e restaurante da cidade para participarem do nosso festival. Os requisitos mínimos para que possam participar é ter dois banheiros e cozinha própria”, esclareceu Heliza.