Blog

Você esta em:capa, Blog
30/05/2014 10h00

CANTA FESP de Interpretação completa 10 anos de divulgação da MPB entre os jovens

A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) realiza nesta sexta-feira (30) a 10ª Edição do Festival CANTA FESP de Interpretação de Música Popular Brasileira, com expectativa de grande público para assistir aos representantes de 14 escolas concorrentes. Os vencedores recebem prêmios em dinheiro e todas as escolas recebem troféus de participação.

O Festival tem como objetivo difundir a MPB entre estudantes de ensino fundamental e médio, da rede pública e privada de Passos e região e já faz parte do calendário de atividades da maioria das escolas. “O Festival surgiu com a  implementação de uma nova filosofia implantada na FESP desde 2004, em atendimento à necessidade de abrir a universidade para a comunidade, viabilizando projetos de extensão em todas as áreas do saber, colocando nossos professores e alunos desenvolvendo ações que pudessem levar cultura, esporte e conhecimento a todos”, afirma o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas.

Durante os 10 anos de festival, praticamente todas de Ensino Médio de Passos já passaram pelo menos duas ou três vezes pelo Festival. “As escolas municipais participam menos, pois só aceitamos a partir de 6ª série. A Escola Hilarino de Moraes, por exemplo, é uma assídua participante”, explica uma das coordenadoras do evento, professora Leila Suhadolnik Andrade. “Houve também uma evolução na qualidade dos intérpretes, na escolha de músicas cada vez mais representativas da brasilidade”, completa a professora.

As apresentações podem ser individual ou em grupos, geralmente formado por 3 a 8 pessoas. “Neste ano teremos a participação do Coral Pequenos cantores de Passos cuja maioria dos integrantes é de alunos da escola Nazle Jabur”, explica a professora.

 

Difusão de arte e cultura entre jovens

 

Para as organizadoras do Festival Canta FESP Interpretação é uma importante ferramenta para o enriquecimento do repertório desse público jovem. “O fato de jovens estarem cantando para jovens os estimulam posteriormente a fazer uma ‘rodinha' para cantar o que sabem e sempre rola a MPB que aprenderam nos festivais e isso pode se tornar hábito, principalmente naqueles que possuem nato o gosto pela música”, afirma a professora Silvia Maria Oliveira Soares Maia.

A professora Leila Andrade também destaca o papel social do evento. “É a valorização da musica brasileira e em decorrência, a valorização da arte, da cidadania, da brasilidade, do civismo”, destaca Leila.

 

CIC, Tiradentes e Colégio Del Rey participaram de todas as edições do CANTA FESP

 

Três escolas de Passos se destacaram pela participação efetiva em todas as 10 edições do Festival CANTAFESP de Interpretação, o Colégio Imaculada Conceição, Colégio Tiradentes da Polícia Militar e o Colégio Del Rey. “Mais que linguagem universal, o Canta FESP propicia a juventude contato com a música bem elaborada, que educa os ouvidos, desenvolvendo a sensibilidade, a socialização”, avalia a professora Orlanda Antônia do Nascimento, diretora do Colégio Del Rey, que já foi 8 vezes classificado 4 vezes campeão.

Segundo ela, a participação repercutiu na forte motivação para a participação dos alunos. “Sempre participamos, pois valorizamos as iniciativas de promoção cultural da FESP/UEMG, entendendo que desta forma está se oportunizando o desenvolvimento integral dos alunos, ganho de autoestima, além de descoberta de novos talentos”, ressalta a diretora.

O presidente do Conselho Curador da FESP também destacou a importância do Festival da Interpretação para descobrir talentos em Passos e nas cidades vizinhas. “Valorizamos o jovem, apresentamos uma alternativa saudável de como educar. Criamos alternativa cultural para os municípios. Fomos provocativos e a prova disso é que sabemos que algumas escolas já possuem seus festivais internos”, ressalta o presidente da FESP.

O Festival será na quadra do DER, localizado à Rua Doutor Carvalho, 1395 e começa a partir das 19h00, com entrada gratuita.