Blog

Você esta em:capa, Blog
24/05/2014 10h00

Associação inicia campanha pelo Dia de Combate à Cegueira pelo Glaucoma

A Associação dos Deficientes Visuais de Passos, REV-VER, iniciou nesta quarta-feira, 21, as atividades que marcam o Dia de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, comemorada no Brasil e em todo o mundo no dia 26 de maio, próxima segunda-feira. Membros da associação participaram no IFSuldeminas de um encontro com alunos do Curso Técnico de Enfermagem, no período noturno.

            Na próxima segunda-feira, 26, o REV-VER visitará três turmas do Curso de Enfermagem, da Faculdade de Enfermagem da FESP.

A associação REV-VER tem como objetivo promover a integração dos cegos e deficientes da visão na família e na sociedade, através de atividades profissionais, culturais, recreativas e assistenciais, assim como conscientizá-los de suas possibilidades, limitações, direitos e deveres. Outro propósito importante da associação é o trabalho de prevenção. Além dos encontros com os estudantes e professores da área de Enfermagem, será feita distribuição de panfletos sobre a cegueira causada pelo glaucoma.

 

REV-VER

 

A associação foi criada em 2 dezembro de 2008 por um grupo de deficientes visuais e voluntários, com o amparo do LIONS CLUBE de Passos, que participa da diretoria da associação e abriga até hoje a instituição em sua sede.

Atualmente a associação oferece a seus associados as seguintes atividades:

*  Alfabetização em Braile.

* Biblioteca de livros em Braile..

* Trabalhos manuais (tapeçaria em retalho de tecido)

* Roda de leitura com voluntários da comunidade.

* Socialização: convívio na associação, comemoração de aniversários, participação em desfiles cívicos e de campanhas educativas.

            E em fase de implantação o Telecentro, visando a inclusão digital para deficientes visuais. A sala, com 10 computadores com programas destinados a deficientes visuais, já está pronta para uso e os associados em breve terão a orientação de estagiários nessa atividade.

           

O QUE É O GLAUCOMA (*)

Enfermidade crônica que não tem cura, a doença afeta o nervo óptico e o dano, geralmente, é causado por um aumento da pressão dentro do olho. É uma doença assintomática, provoca a perda progressiva da visão e, consequentemente, o estreitamento do campo visual. Na maioria dos casos, progride lentamente, dificultando que o paciente perceba a perda gradual da visão.

por isso a pessoa não percebe seu desenvolvimento e, se não diagnosticado precocemente, pode levar à cegueira.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda e a principal causa de cegueira irreversível no mundo, atingindo mais de 60 milhões de pessoas, e a terceira causa de cegueira no Brasil, atingindo cerca de  um milhão de pessoas

 

GRUPO DE RISCO

 

  • Pessoas com mais de 40 anos, pois a possibilidade de ser portador da enfermidade aumenta com a idade;
  • Míopes que usam lentes acima de seis graus,
  • Diabéticos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares.
  • Indivíduos da raça negra, que têm quatro vezes mais chances de serem afetados.
  • Pessoas que têm caso da doença na família, pois ela é  hereditária

 

PREVENÇÃO DA CEGUEIRA PROVOCADA PELO GLAUCOMA

 

*  O diagnóstico precoce é fundamental, já que aproximadamente 80% dos glaucomas não apresentam sinais como dor ou vermelhidão, e são detectados durante o exame preventivo.

 

* Exames preventivos em todos os membros de famílias em que há casos de portadores de glaucoma.

* Tratamento clínico correto para a estabilização da doença. Em geral, ele tem início com a utilização de colírios para reduzir a hipertensão ocular e evitar o aparecimento de novas lesões no nervo óptico.

 

(*) (Fonte Hospital Oftalmológico de Brasília – HOB; Instituto de Olhos de Belo Horizonte – IOBH)