Blog

Você esta em:capa, Blog
12/05/2014 10h00

Santa Casa de Passos realiza reunião com gestores de saúde

 Santa Casa de Misericórdia de Passos, realizou no final de abril uma reunião com os gestores de saúde da região, para apresentar os resultados do Programa Buscando Vidas.

A reunião foi conduzida pelo diretor administrativo do hospital, Daniel Porto Soares, que apresentou os resultados do Programa Buscando Vidas. Estiveram presentes os representantes dos municípios de Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capitólio, Cássia, Capetinga, Claraval, Conceição da Aparecida, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Passos, Piumhí, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.
Entre outros destaques, o diretor ressaltou a quantidade de mamografias realizadas pelo programa, que superou a meta de 25 mil exames de rastreamento, sendo realizados no total mais de 31 mil exames de mamografia. A Santa Casa de Misericórdia de Passos, realizou 30% destes exames e também apresentou uma quantidade expressiva de perca de horários, onde o exame foi agendado, porém a mulher não compareceu para realizar, sendo perdidos um total de 1.563 exames.

Foram atendidas, pela 1ª vez no ambulatório de mastologia, 235 mulheres, e destas 88 diagnosticadas com câncer de mama, que tiveram o diagnóstico, com tempo médio de 22 dias. “Esse é um diferencial do nosso serviço, pois o tempo médio preconizado pelo INCA, é de 30 dias” ressaltou o diretor. Também foram atendidas 772 mulheres que encontram-se em seguimento no ambulatório de mastologia para prevenção do câncer de mama, entre exames e cirurgias foram mais de 848 procedimentos realizados.

Outros destaques foram: o Outubro Rosa, promovido em 64,28% dos municípios pactuados com o programa; o VI Workshop sobre os cuidados do paciente com câncer de mama, que capacitou 136 profissionais da área da saúde; e o programa de computador SISVIDAS-WEB, criado para realizar o monitoramento de mulheres em todos os municípios pactuados com o Programa Buscando Vidas, em que mais de 47 mil mulheres já foram cadastradas.

Além disso, foi discutido na reunião, a Portaria 1253 de 12/11/2013, que determina a realização de exames mamográficos unilateral, nas mulheres com idade abaixo de 50 anos, ou seja, as mulheres de 40 à 49 anos, poderão realizar o exame pelo SUS apenas em uma mama. 

Foi comunicado a todos os presentes que mais uma vez o Instituto Avon em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Passos financiará uma carreta com mamógrafo, onde será realizado exames de mamografia para rastreamento de câncer de mama e o primeiro município a recebê-lo será Monte Santo de Minas.

O Programa

O Programa Buscando Vidas tem como objetivo contribuir com o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama por meio da rede assistencial de 28 municípios da região.
Através do Programa Buscando Vidas da Santa Casa, com o apoio do Instituto Avon, das Secretarias Municipais e Estadual, é trabalhada a prevenção do câncer de mama com uma população-alvo de mais de 40 mil mulheres acima de 40 anos.
Assim, para obter melhores resultados, o Buscando Vidas trabalha com a mobilização e conscientização da comunidade; realiza capacitação de profissionais da rede assistencial e atendimento médico especializado.