Blog

Você esta em:capa, Blog
10/05/2014 11h00

Causos e violas: projeto do Sesc chega a Passos neste sábado

Como parte da programação do mês de aniversário de 156 anos de Passos, a Prefeitura trouxe para a cidade o projeto “Causos e Violas das Gerais”, do Sesc Minas (Serviço Social do Comércio de Minas Gerais). O público poderá apreciar, de graça, a partir das 21h, na Praça Geraldo da Silva Maia, os “causos” de Tadeu Martins e a música de viola de Fernando Sodré e Chico Almeida, integrantes do projeto itinerante que já percorreu várias cidades de Minas Gerais, além da capital, Belo Horizonte, em dez anos de edição.
    “Causos e Violas das Gerais” tem o objetivo de valorizar e resgatar as figuras do contador de causos e do tocador de viola, que fazem parte da cultura mineira e despertam emoções onde se manifestam. O palco para a apresentação dos artistas foi montado em frente ao prédio da Prefeitura, onde também foram instaladas arquibancadas para o conforto do público.

    “Nós temos o prazer de convidar toda a população para essa noite grandiosa de sábado, em que teremos duas atrações de bom gosto, que nosso povo tanto merece. É gratuito. Então venha para a Praça do Rosário, que está ainda mais bonita depois que restauramos a Fonte Luminosa!”, ressalta o prefeito Ataíde Vilela.
   
OS MÚSICOS
    O violeiro Fernando Sodré irá se apresentar com sua banda em Passos. De acordo com o Sesc Minas, ele é um dos mais importantes representantes da viola brasileira, com uma carreira de 12 anos e performances nacionais e internacionais, entre elas as capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e países como Portugal, França, Canadá e Chile.
    Chico Almeida é um violeiro que tempera seus arranjos com ingredientes da cultura popular e de gêneros sofisticados da música, como o choro e o jazz. “Nos últimos anos, ele vem se destacando por sua versatilidade na viola, maturidade e bom gosto nos arranjos e composições”, segundo o Sesc Minas.
    O contador de causos Tadeu Martins é outra atração da noite em Passos. Ele também tem passagens por várias capitais e mais de 400 cidades brasileiras e participações em programas de rádio e televisão, sem contar a publicação de suas histórias em jornais de Minas Gerais e até dos Estados Unidos (Brazilian Voice, de Nova Jersey).
    A programação do mês de aniversário de Passos tem ainda neste sábado a “Caminhada pela Paz”, às 15h, com saída do Santuário de Nossa Senhora da Penha e chegada na Praça do Rosário. A realização é do Terço dos Homens de Passos, com apoio do Departamento de Cultura, responsável pelos 26 eventos que começaram em 1º de maio.
« Voltar para listagem dos posts