Blog

Você esta em:capa, Blog
07/05/2014 18h00

XII Fórum Jurídico Social da FESP começa hoje

Democracia, Manifestações Sociais e Futebol, uma mesa redonda sobre estes temas vai abrir hoje à noite o XII Forum Jurídico Social da FESP, a partir das 19h, na Câmara Municipal de Passos. O Fórum Jurídico Social é um evento interdisciplinar entre os cursos de Direito e Serviço Social da FESP, para promover a integração entre profissionais e acadêmicos das duas áreas de atuação e demonstrar aos estudantes a importância do trabalho conjunto entre o jurídico e o social. Neste ano, além de palestras e discussões, o Fórum terá ainda o lançamento de dois livros de professores do curso de Direito da FESP.

Os convidados para discussão de abertura são: o professor Alexandre Dantas que é doutor em Sociologia pela UNESP e professor de Teoria Política e Sociologia Jurídica no Curso de Direito da PUC Minas e o deputado estadual e sociólogo André Quintão, que atualmente preside a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde também atua como membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça, suplente da Comissão Extraordinária das Águas, Coordenador da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Representante do Legislativo no Fórum Estadual Lixo e Cidadania.

Outro destaque do XII Fórum Jurídico Social é o lançamento de dois livros de professores de Direito da FESP. O o livro “Acesso à Justiça, Responsabilidade Social e Desenvolvimento”, editado pela EDIFESP (Editora da FESP) é resultado da dissertação de mestrado da professora Idiene Aparecida Vitor Proença Pádua, na área de Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, mantido pelo Uni-FACEF, em Franca (SP). O segundo título “Curso de Ciência Política e Teoria Geral do Estado” é assinado pelo professor Manoel Ilson Cordeiro Rocha, doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e docente da FESP. 

O evento de lançamento dos livros acontece no auditório da Biblioteca Engº Oto Lopes de Figueiredo, na quarta-feira (8), a partir das 19h00.

Na quinta e na sexta-feira, vários outros temas serão abordados através de palestras e apresentação de trabalhos científicos (veja programação completa).

O XII Fórum Jurídico Social é gratuito e aberto para a participação da comunidade.

 

 

Confira a programação completa:

 

XII FÓRUM JURÍDICO SOCIAL

Democracia, Manifestações Sociais e Futebol

Dia 07 de maio: 19h00

 

Local: Câmara Municipal de Passos

Mesa Redonda sobre Democracia, Manifestações Sociais e Futebol

 

Convidados:

 

Alexandre Dantas

Doutor em Sociologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 2006. Professor titular da PUC de Minas Gerais, lecionando Teoria Política e Sociologia Jurídica no Curso de Direito.

Participa como pesquisador do Núcleo de Estudos de Direito e Globalização e do Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Violência da PUC Minas.

 

André Quintão

 

Assistente Social, sociólogo, Deputado Estadual, Vice-presidente do PT de Minas Gerais. Presidente da Comissão de Participação Popular, Membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça, suplente da Comissão Extraordinária das Águas, Coordenador da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Representante do Legislativo no Fórum Estadual Lixo e Cidadania.

 

 

Dia 08 de maio:

 

8 às 12h00

Bloco 08 da FESP - Auditório Armando Righetto

Comunicações dos Artigos aprovados

 

 

19 às 21h00

Auditório da Biblioteca da FESP

Lançamento dos livros dos professores Manoel Ilson Cordeiro Rocha e Idiene Aparecida Vitor

 

 

Dia 09 de maio:

 

8 às 12h00

Anexo 08 da FESP - Auditório Armando Righeto

Comunicações dos Artigos aprovados

 

19 às 21h00

Local: Câmara Municipal de Passos

Palestra sobre "A Democracia brasileira sob tensão".

Gilberto Andrade Abreu

Doutor em Educação pela UNICAMP, sociólogo e historiador pela UFMG, professor e escritor de livros pedagógicos, romances, poesias, atualmente realiza pesquisa sobre o filósofo Baruc Spinoza para o seu novo romance "O polidor de lentes".

Dia 09 de maio: 19 às 20h30

Local: Bloco 06 – curso de Serviço Social sala 614

Comunicações dos Artigos aprovados