Blog

Você esta em:capa, Blog
28/04/2014 10h30

Santa Casa de Passos conquista nível de excelência

Com bastante entusiasmo e orgulho, a Santa Casa de Passos recebeu e comemorou na tarde de ontem a oficialização da conquista do nível III de Acreditação – o que representa “hospital Acreditado por excelência” - concedido pela Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA). Este é o último nível de Acreditação de um hospital pela ONA.

Na última semana de março, avaliadores da ONA visitaram todos os setores da Santa Casa a fim de recertificar a instituição, tendo como resultado final, o nível III – Acreditado por excelência.

Pioneirismo

Em 2007, a Santa Casa de Passos foi a primeira das 454 Santas Casas do Brasil a ser Acreditada – nível I, que refere-se à segurança que o hospital proporciona aos pacientes e funcionários.
Em 2010, a história se repetia. Mais uma vez, a Santa Casa era a primeira, de todas as existentes no país, a receber o nível II – Hospital Pleno - que refere-se à Organização Hospitalar como um todo. “Em ambos os momentos, a conquista foi comemorada por todos da Santa Casa, afinal para se obter este título é necessário que todos os setores do hospital estejam em sintonia com as exigências da ONA, lembrou o provedor da Santa Casa, o neurocirurgião Vivaldo Soares Neto. Ele salientou também que a estrutura de um hospital é bastante complexa e, para conquistar o certificado, é preciso que todos os médicos do Corpo Clínico e colaboradores entendam a importância das normas, protocolos e indicadores de qualidade e se empenhem em suas atividades, lembrando que um hospital Acreditado significa um hospital confiável. “Agora com a notícia da conquista do nível III – o de excelência – a Santa Casa se sente muito feliz e orgulhosa. É muito gratificante ver que chegamos ao topo da qualidade. Este é o maior presente neste ano em que a Santa Casa comemora seus 150 anos”, comemorou o provedor.


O título

Afinal o que é a “Acreditação”? Conforme explica Lúcia Delfante, gestora de qualidade da Santa Casa de Passos “é um processo que as organizações de saúde utilizam para promover a qualidade dos serviços prestados”. Dessa forma, a Acreditação se traduz em práticas de gestão e de assistência baseadas em segurança da estrutura e bons processos de execução e são verificadas diariamente comparadas a padrões de excelência conhecidos.
Em outras palavras, significa identificar antecipadamente quais são os riscos possíveis durante o atendimento de um paciente e estimular a melhoria contínua dos processos internos a fim de evitar que esses riscos se tornem realidade.
“Isso quer dizer que quando se opta por uma instituição com Certificado de Acreditação, a pessoa está escolhendo um serviço cujos processos são repetidamente controlados. Portanto, há menores taxas de infecção, de reinternação e de erros assistenciais”, explica Lúcia.
Segundo o diretor administrativo da Santa Casa, Daniel Porto Soares, “desde 1999, quando o Ministério da Saúde instituiu a ONA - em convênio com a ANVISA - como órgão responsável pela Acreditação Hospitalar, os colaboradores da Santa Casa de Passos setor por setor, foram envolvidos. “Passamos a estudar a questão e, aos poucos introduzir práticas que viabilizassem a Acreditação” comentou Daniel, explicando que todas as reformas, construções, investimentos e procedimentos da Santa Casa passaram a ser espelhados nos princípios e exigências da ONA. Conforme lembra, periodicamente, responsáveis do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), da ONA, vêm à Santa Casa avaliar a manutenção da qualidade. Junto deles, participam também avaliadores internos da Santa Casa que atuam como facilitadores do processo.

A ONA

A Organização Nacional de Acreditação – ONA - é uma organização não governamental caracterizada como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de direito coletivo, com abrangência de atuação nacional.
Tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.
A Acreditação por Excelência que a Santa Casa de Passos acaba de conquistar confirma que o hospital atende aos critérios de avaliação da ONA. A comparação com referências externas, com apresentação de inovações e melhorias decorrentes do processo de análise crítica, são itens considerados para alcançar o nível Excelência. O Sistema Brasileiro de Acreditação é a única ferramenta de avaliação da qualidade hospitalar reconhecida pelo Ministério da Saúde.
O processo da Acreditação contribui para que, com os recursos disponíveis, ocorra uma progressiva mudança de hábitos, de maneira a provocar nos profissionais de todos os níveis um novo estímulo para continuar a identificar as oportunidades de melhorias nos processos.
Essa opção fortalece a gestão pela qualidade e reflete o compromisso da instituição na prestação de um atendimento integral, humanizado e focado na segurança da assistência. 

« Voltar para listagem dos posts