Blog

Você esta em:capa, Blog
07/04/2014 10h00

Escolas promovem ações contra a dengue em Passos

 Duas escolas municipais de Passos realizaram nas últimas semanas ações para reforçar a luta contra o mosquito da dengue na cidade, que enfrenta um surto da doença nestes primeiros meses do ano. Alunos da Escola Municipal Professor Silas Roberto Figueiredo, da Cohab IV, em parceria com o Instituto Dª Oílda Valéria Coelho, fizeram uma coleta de lixo e entulho nos arredores do estabelecimento. A Escola Municipal Professora Francina de Andrade, do centro de Passos, realizou uma passeata com alunos, professores, pais e outras pessoas da comunidade, para alertar a população sobre os riscos da dengue.
    A “Silas Figueiredo” promoveu sua ação educativa sobre o mosquito transmissor da doença no dia 2 de abril, por meio do recolhimento de lixo e entulho em seu entorno. O momento também serviu para a conscientização dos moradores sobre a importância de deixar tudo limpo e organizado em casa, no jardim e no quintal, para evitar não apenas a dengue, mas uma série de doenças causadas por má higiene.

    “A coleta contou com os monitores do projeto "Grupo Cabo Verde - Instituto Dª Oilda", que, em parceria com a Prefeitura, realiza na Silas Figueiredo um projeto que atende aproximadamente cem crianças no extra-turno escolar com aulas de dança, teatro, artesanato, handebol, música, cultivo de verduras etc. Uma das participantes, a professora Sônia Maria Siqueira, confeccionou os cartazes para incentivar os alunos na coleta: “vamos recolher tudo, principalmente garrafas e sacolas, pois esse lixo pode servir de berço para o mosquito da dengue”, disse.
    Eventos como esses são frequentes na escola, em que são realizadas, pelos menos a cada quinze dias, passeatas de alunos, distribuição de panfletos com alerta sobre a dengue. Outra iniciativa da Silas Figueiredo é a criação dos “Fiscais Mirins”, atribuindo a eles responsabilidades para ajudá-los a contribuir com o futuro da cidade.
    Francina
    A Escola Francina de Andrade é uma das que participaram do Dia de Combate à Dengue (DCD), realizado pela Prefeitura em 22 de março, na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), para reunir a população na luta contra a doença, que já afetou centenas de pessoas neste ano. O evento foi encabeçado pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e de Saúde e reuniu as escolas e os centros de ensino infantil do Município.
    A escola já realizava um projeto – “Escola Francina de Mãos Dadas contra a Dengue” – e o aproveitou no DCD por meio de uma passeata entre a escola e a Praça do Rosário. Durante o evento, os alunos apresentaram uma coreografia com música “Cuidado com a Dengue” que “alertou os presentes sobre a importância dos cuidados que devemos ter para acabar com o mosquito transmissor da doença e eliminar de vez esse problema que afeta a população de nossa cidade”, segundo informações da escola.