Blog

Você esta em:capa, Blog
02/04/2014 10h00

Região recebe Circuito da Tilápia em cinco municípios

Cinco municípios da região de Passos receberão o 1º Circuito da Tilápia, uma realização da Alago (Associação dos Municípios do Lego de Furnas) e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) com o apoio da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), da Unifenas (Universidade de Alfenas) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

            Segundo os idealizadores do evento, o objetivo da proposta é “fortalecer e ampliar a cadeia produtiva e de consumo dos produtos da tilápia no estado de Minas Gerais”. O evento acontecerá em etapas realizadas em 15 municípios do sul de Minas de 07 a 25 de abril. A região receberá o evento nos municípios de Pimenta no dia 08, Capitólio no dia 09, dia 10 em São João Batista do Glória, 11 em Alpinópolis e em Carmo do Rio Claro no dia 12.

            “O consumo de carne de peixe está muito aquém do dos 12 Kg por habitante/ano que a Organização Mundial de Saúde indica, visamos um aumento desse consumo como resultado do evento”, explicou o coordenador técnico Regional da Emater-MG, Frederico Ozanam . “Sabemos a importância da carne de peixe para a saude, além de suas propriedades nutricionais, da riqueza em nutrientes e minerais, e da fácil digestão, auxilia na prevenção de problemas cardíacos, portanto, deveríamos consumir o peixe preferencialmente; pensando nisso, a Alago e a Abrasel com o apoio da Emater-MG realizará etapas deste circuito  demonstrando várias formas da utilização da carne”, ressaltou.

            A programação do Circuito terá palestras e work shops que além de transmitir informações técnicas e nutricionais sobre peixes, incentivarão o uso da carne na gastronomia da região e auxiliará na criação de novos pratos. Haverá também um caminhão contendo uma cozinha móvel que estará na cidade com a presença de chefes e cozinheiros que ministrarão aulas em que os participantes ainda poderão degustar os pratos preparados.

            A abertura acontecerá no dia 07 de abril às 20:00 horas no município de Alfenas. O evento será aberto ao público e gratuito. Estima-se que cerca de 150 pessoas participem de cada etapa. Mais informações pelo telefone (35) 3522-1166.