Blog

Você esta em:capa, Blog
29/03/2014 11h40

Cerest de Passos capacita trabalhadores e empresários

Passos, 28 de março de 2014.
    O Centro de Referência Regional da Saúde do Trabalhador (Cerest) – órgão do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Passos – vem promovendo uma série de ações nas áreas de assistência em saúde no município de Alpinópolis, especialmente com trabalhadores expostos à poeira de sílica, causada pela extração de pedra de quartzito. Em 20 de março, os profissionais do Cerest fizeram uma busca ativa de pessoas que trabalham em situação de risco para lhes prestar o atendimento necessário.
    As ações foram iniciadas em fevereiro junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Alpinópolis, e já apresentam avanços nas áreas de assistência em saúde, informação e, mais recentemente, na vigilância à saúde dos extratores de pedras expostos à sílica, segundo o Cerest. Nesse quesito, o órgão levantou o histórico ocupacional, fez a avaliação clínica, notificação do agravo e disponibilizou apoio para o atendimento aos pacientes.

    O Cerest também irá promover vigilância em ambientes e processos nos locais em que existem atividades com exposição do trabalhador à poeira de sílica, prestando a eles e aos proprietários das pedreiras as orientações relacionadas aos procedimentos de organização do trabalho e prevenção aos riscos ocupacionais. Devem ser abordados, nesse ponto, especialmente os serradores, extratores, operadores de máquinas, auxiliares de blaster e demais pessoas envolvidas na extração e beneficiamento de pedras. 
    Nessa ocasião, o técnico de segurança do trabalho Sanderson Flávio Oliveira, de Alpinópolis, profissionais de vigilância desse município e a equipe do Cerest participarão de várias ações de sensibilização dos trabalhadores e proprietários, indicando-lhes medidas preventivas quanto aos riscos de doenças e acidentes do trabalho comuns nesses ambientes.
    Medidas semelhantes devem ser realizadas também em Guapé, ainda neste ano, juntamente com a Secretaria de Saúde daquele município. Outras medidas já foram programadas e pactuadas com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, Superintendência Regional de Saúde (SRE), Cerest e Secretaria de Saúde de Alpinópolis, que envolve um plano de ação específico para a assistência e promoção à saúde dos trabalhadores expostos a poeira de sílica. 

ACERVO BIBLIOGRÁFICO
    O Cerest de Passos ampliou seu acervo bibliográfico, com novos materiais em áudio visual, livros e revistas referentes à segurança e saúde do trabalhador recebidos em fevereiro, por meio de uma parceria com a Fundacentro, do Ministério da Saúde. A novidade é que esses materiais serão disponibilizados para consulta, leitura e reprodução (devidamente autorizadas) para estudantes, pesquisadores, profissionais de segurança e medicina do trabalho, trabalhadores e empresas da cidade de Passos e região.
    O acervo é indicado para diversas categorias de profissionais: moveleiros, trabalhos em altura, com silicose, transporte de materiais perigosos, entre outros.
    O destaque cabe ainda para a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, com recentes edições, além do cadastramento do Cerest para recebê-la regularmente. Em anexo constam os títulos e tipo de material catalogado pela biblioteca do Cerest.
« Voltar para listagem dos posts