Blog

Você esta em:capa, Blog
21/03/2014 10h00

Passos será sede de etapa da Caravana Helicoverpa da Embrapa

 

O município de Passos será sede de uma das etapas da Caravana Helicoverpa, um ciclo de palestras que visa alertar os produtores sobre a praga que está afetando várias plantações no país, a Helicoverpa armigera. A Caravana está sendo promovida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com o apoio da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), da Secretária de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária.

            Segundo a Embrapa o objetivo do evento é “levar orientações aos técnicos de cooperativas, extensionistas e outros multiplicadores sobre as estratégias de controle das principais pragas que têm causado prejuízos aos agricultores brasileiros, principalmente a Helicoverpa armigera”. A Helicoverpa possui alta mobilidade, é muito voraz e apresenta alta taxa de reprodução. Além disso, ela ataca uma gama significativa de plantas cultivadas e há pesquisas indicando que já desenvolveu resistência a diversos inseticidas. De acordo com o site da Agrolink “os prejuízos da agricultura brasileira com a Helicoverpa armigera na última safra já somam R$ 10 bilhões”.

            “A nova espécie de praga foi identificada recentemente no Brasil e desde então vem causando perdas elevadas na produtividade de inúmeras lavouras, principalmente, às lavouras de milho, soja e tomate, mesmo com a utilização de inseticidas químicos. A espécie da praga em questão é considerada muito severa em países da Ásia, África e Austrália”, explicou o gerente Regional da Emater-MG em Passos, Edson Gazeta. “O evento irá orientar técnicos e agricultores no manejo da nova praga para que, em situações de infestação, tenham conhecimento das alternativas de controle”, completou.

            As palestras que fazem parte da programação da Caravana Helicoverpa serão ministradas por pesquisadores e técnicos da Embrapa e o evento acontecerá em Passos no dia 25 de março, as 08:30 horas, no auditório da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) situada na Rua Benedita da Silveira Maia, 144, Bairro Jardim Pinheiros. Mais informações pelo telefone (35) 3522-1166.

« Voltar para listagem dos posts