Blog

Você esta em:capa, Blog
06/03/2014 10h45

Cras e Ong Deus Proverá firmam parceria

Com o intuito de ampliar e descentralizar as atividades do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) e oferecer mais oportunidades de acesso da população aos serviços sociais, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da coordenadora do Cras Penha, Luciana Oliveira Costa se reuniu no último mês com a assistente social da ONG Deus Proverá, Luciene Machado Silveira, para firmarem uma parceria entre os dois serviços.
    Nesta semana, o Cras Penha levará oficinas de teatro, capoeira e karatê para a sede da ONG, situada à Rua Vereador Dirceu Queiroz Parreira, 149 – Cohab V (salão da Igreja Santo Antonio). Ainda será oferecido um lanche após o término das atividades. Os responsáveis por crianças e adolescentes entre sete e 17 anos de idade podem inscrevê-los nestas oficinas.


PAPEL DO CRAS

    A secretária de Assistência Social, Aline Gomes Macedo, esclarece que o Cras é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social do município, e funciona como “porta de entrada” dos usuários à rede de proteção social básica do SUAS, (Sistema Único de Assistência Social).  
    “O Cras é um equipamento onde são necessariamente ofertados os serviços e ações do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família – e onde podem ser prestados outros serviços, programas, projetos e benefícios relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária e de sobrevivência a riscos circunstanciais. Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Os encontros acontecem com duração de uma hora por dia, em dias alternados”, afirma a secretária.

    Mais informações: Cras Penha - (35)3521 – 7900. ONG Deus proverá – (35) 3521 – 6627.