Blog

Você esta em:capa, Blog
21/02/2014 15h00

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA INICIA ATIVIDADES DE 2014

O Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/FESP, no dia 13 de fevereiro de 2014, realizou a primeira reunião do ano para dar início a implementação das ações propostas pelo núcleo e para apresentar o regulamento elaborado, que deverá reger as políticas de proteção de propriedade intelectual produzidas pelos professores pesquisadores na FESP. Também foi apresentada proposta para elaboração de planejamento estratégico baseado no Balanced Socre Card (BSC) para as ações que serão realizadas no ano de 2014. Estiveram presentes na reunião a Coordenadora do NIT/FESP, professora Marisa da Silva Lemos, e os componentes do núcleo, o Diretor do Núcleo Acadêmico de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Eduardo Goulart Collares, o professor César Vilela Aquino, e a bolsista da FAPEMIG Nathália Lemos Vasconcelos.

O Projeto foi aprovado pela FAPEMIG com o fomento de Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia (BGCT). Fizeram parte da comissão avaliadora dos candidatos um professor da FESP, o professor doutor Jose de Paula Silva, coordenador do Centro Vocacional Tecnológico - CVT/FESP e do Comitê de Ética da FESP, e um professor doutor externo a instituição, o coordenador do Núcleo de Inovação do IFSul de Minas-Campus Passos, o professor Dennis Hanson. O processo seletivo foi realizado em três etapas. Na primeira foi a análise do currículo dos profissionais candidatados. Na segunda realizaram uma entrevista individual com os participantes. Na terceira e última foi solicitado aos candidatos uma apresentação oral em sala multimídia com assunto relativo à área de  proteção de propriedade Intelectual.

Foram inscritos neste processo seletivo 19 profissionais da área do Direito e Administração. Cinco candidatos foram selecionados para a segunda e terceira fase da seleção. A profissional aprovada para a Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia foi a advogada Nathália Lemos Vasconcelos, formada em Direito e com conhecimentos prévios profissionais na área de Propriedade Intelectual.

O Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/FESP incentiva a identificação do potencial inovador e difundi a cultura de proteção da propriedade intelectual de processos e produtos originados em pesquisas científicas nas diversas áreas de atuação dos docentes da Fundação de Ensino Superior de Passos. Até o momento, a instituição já realizou através do NIT/FESP o pedido de registro de uma patente no INPI (09/12 /2013) para a ex-aluna do Curso de Moda & Design, Renata Ramiro.

Maiores informações de atendimento referente ao Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/FESP encontra-se na Rua: Doutor Carvalho, nº 1147 – Bairro: Belo Horizonte / Passos-MG. Telefones: (35) 3521 – 6033 ou através do email institucional: nit@fespmg.edu.br

 

FONTE: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO - CPEX