Blog

Você esta em:capa, Blog
14/02/2013 10h00

Equipe de Passos conquista troféu em torneio de robótica

equipe de robótica de Passos, “Robotic Steps”, conquistou o troféu “Tecnologia e Engenharia” na etapa sulmineira do Torneio Mineiro de Robótica, realizada na última sexta-feira (7) em Pouso Alegre. Formada por alunos de escolas municipais e do Colégio Del Rey, a Robotic Steps foi reconhecida como a que teve a capacidade de desenvolver o melhor robô da competição. Foram considerados na avaliação aspectos como relatórios durante a construção, design e eficiência nas missões.
  

 


    A equipe passense foi liderada pela mentora do projeto, Elisabete Pires de Oliveira, e pela técnica Mayra Brandão, e composta pelos alunos Dayana Aparecida da Silva, Bionda Maria Rocha e Beatriz Nascimento Silva, da Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto, Andressa Bueno Florêncio (escola “Professor Hilarino Moraes”) e Henrique Kallas Ribeiro do Valle, Gustavo Reis Souza Lima, Augusto Pádua Baldini, Antônio Mauricio da Silva Neto e André dos Reis Pereira (Colégio Del Rey). Os alunos foram acompanhados pela diretora Rosemeire Assis Lobato Borges, da escola Jalile Barbosa, e as mães Fabíola Baldini, Carolina Pereira Silva Gonçalves e Eliane Tiemi Shibuya Ribeiro do Valle.
  Os treinamentos aconteceram durante as férias, à tarde, e na primeira semana de aula deste ano, à noite, nos laboratórios do Colégio Del Rey. Para a mentora da equipe Elizabete de Oliveira, o preparativo da Robotic Steps e o resultado obtido foram emocionantes. “Viver um momento desses, ver a felicidade dos nossos alunos recebendo um troféu, não tem preço. Vale lembrar também toda a torcida que tivemos dos nossos colegas professores e amigos do Facebook, curtindo nossa página durante todo o processo de treinamento, nos desejando toda a sorte na nossa ida e nos parabenizando muito na volta. Estamos muito felizes, mas principalmente cheios de planos para o próximo torneio”, comentou.
    “É a primeira experiência para maioria dos membros desta jovem equipe. Houve seriedade nas apresentações de pesquisa e nas performances do robô. A equipe se enriqueceu ao conhecer outros trabalhos, trocar experiências e conviver entre alunos de escolas de realidades bem diferentes, clima descontraído com música e dança o tempo todo. Aliás, este alto astral é característico de todo torneio de robótica. Exige-se muita concentração enquanto a música alta rola solta”, disse Rosemeire Lobato.
    O robô desenvolvido pela Robotic Steps teve como base os módulos educativos da Lego, ferramenta introduzida nas escolas municipais de Passos pelo prefeito Ataíde Vilela, em suaprimeira gestão (2005-2008), e que vem sendo empregada como um recurso didático para o estímulo ao raciocínio e à criatividade do aluno.
    A Robotic Steps disputou a etapa sulmineira com outras oito equipes. Ela venceu a categoria “Tecnologia e Engenharia” porque foi capaz de conceber, projetar, construir e programar um robô autômato, bem como reconhecer a melhor estratégia de abordagem dos desafios e pontuação na solução dos desafios práticos, segundo os critérios estabelecidos para a premiação.