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12/02/2014 10h00

Nasf recomenda água para hidratação no calo

Com temperaturas acima de 30 graus centígrados e pouca chuva, a população vem sofrendo com o calor neste início de ano. Diante desse quadro, a falta de água e sais minerais no organismo pode levar as pessoas à desidratação. Preocupado com esse quadro, nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Sáude da Prefeitura de Passos, recomenda a ingestão equilibrada de água durante o dia para garantir um corpo hidratado e livre das complicações decorrentes da falta de líquido.
    Segundo os nutricionistas do Nasf, Fernanda Queiroz e Marcel Guiraldelli, a água é um nutriente, assim como carboidratos, proteínas, gorduras,vitaminas e minerais, porém não possui calorias. Entretanto, nosso organismo possui alta quantidade de fluídos, tornando este nutriente tão essencial, quanto os demais. Em média, nosso organismo possui 60% de água, portanto é o composto mais abundante em nossa vida.

    A água tem uma série de funções em nosso organismo: regulação da temperatura corporal; auxílio na digestão; lubrificação de articulações e outros tecidos; juntamente com os rins, atua na eliminação de toxinas pela urina; contribui para um bom funcionamento intestinal (hidrata o bolo fecal); deixa a pele mais brilhante e bonita, evitando assim seu ressecamento.
    “A desidratação começa quando sentimos sede intensa. Quando leve, (perda de 1% a 5% de água) se manifesta com sede, pulso acelerado, fraqueza; moderada (perda de 6% a 10%), se manifesta com dor de cabeça, fala confusa, visão turva. Quando severa (perda de 11% a 12%), ocorre delírio, língua inchada, podendo chegar a óbito)”, dizem Marcel e Fernanda. 
    Para evitar esses sintomas, no caso de adultos, é recomendada a ingestão de cerca de dois litros de água por dia. Porém, caso a pessoa faça trabalhos braçais ou pratique exercícios físicos, a hidratação torna-se ainda mais importante, principalmente durante estes afazeres.
    “Enfim, a água é essencial para o organismo humano. Economize esta riqueza da natureza!”, orientam os nutricionistas do Nasf.

    Dicas para aumentar a hidratação:
- Devemos beber líquidos no intervalo das refeições: meia hora antes ou uma hora depois de grandes refeições, como almoço e jantar. Nestes horários, tome a quantidade que quiser, lembrando de não tomar grandes quantidades de uma só vez;
- Não troque refeições apenas pela ingestão de água. Inclua alimentos leves, frios e refrescantes durante o dia;
- Sucos não substituem a água. Possuem calorias e se forem industrializados podem conter grande quantidade de açúcar, corantes e conservantes;
- Sempre leve uma garrafinha com você, pois assim se lembrará de ingerir água, onde estiver;
- Separe uma vasilha de dois litros em sua geladeira. Assim é possível administrar a quantidade ingerida;
- Existem outros líquidos, como água de coco, isotônicos que também podem ser incluídos, juntamente com a água. Porém, não a substituem.
 
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