Blog

Você esta em:capa, Blog
28/01/2014 09h00

Santa Casa promove palestra sobre Cuidados Paliativos ao paciente

cc

A Santa Casa de Misericórdia de Passos promoveu na noite da última sexta-feira, 24, uma palestra com o tema “Cuidados Paliativos”, com a Dra. Rachel Duarte Moritz, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos da AMIB e membro da Comissão de Cuidados Paliativos do CFM. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Passos sob organização do Grupo de Governância Clínica da Santa Casa.

A palestra teve como objetivo auxiliar o profissional que lida com o paciente crítico, mostrando-lhe a importância da aceitação da finitude da vida, da limitação da atividade do médico como curador, da identificação dos pacientes críticos vítimas de doenças terminais e os desafios em torno do atendimento a estas pessoas.
Participaram do evento médicos de Passos e região e equipes assistenciais multiprofissionais da Santa Casa. Segundo a médica obstetra Maria Paula Moraes Vasconcelos, da Santa Casa de Passos, “essa foi uma proposta relativamente nova, em que o grupo procurou uma pessoa de referência para começar a desenvolver o tema no de forma responsável no hospital. A Dra. Rachel fez uma abordagem de excelência, em que além de expor o ponto de vista técnico, trouxe também o ponto de vista humano, que é muito importante” ressaltou a médica. Ela completou ainda que trabalhar esse tema propicia aos profissionais uma conduta bem embasada e um grande ganho para os pacientes que se enquadram nessa condição” reforçou.
O Grupo de Governância Clínica da Santa Casa de Passos é formado por membros do corpo clínico do hospital e procura desenvolver melhorias assistenciais com a preocupação do envolvimento multiprofissional, embasando as melhores práticas clínicas.
A palestrante Dra. Rachel Duarte Moritz é Mestre em Ciências Médicas, Doutora em Engenharia de Produção, Professora UFSC, Coordenadora Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos e Paliativos, Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos da AMIB, Membro da Comissão de Cuidados Paliativos do CFM e Conselheira do CRM-SC.
 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, "Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".

http://www.scmp.org.br/home

« Voltar para listagem dos posts