Blog

Você esta em:capa, Blog
13/08/2013 17h26

22ª edição do Concurso de Raias, Pipas e Papagaios de Passos

A Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Passos juntamente com o Departamente de cultura, promovem a 22ª edição do Concurso de Raias, Pipas e Papagaios de Passos.                                                                                                                                                                                   As inscrições são gratuitas e estão abertas até 23 de agosto, na Casa e Palácio da Cultura de Passos, das 9h às 17h.Qualquer pessoa com idade entre cinco e 80 anos pode participar. O evento está agendado para  o dia 25 de Agosto de 2013.     

As categorias que serão avaliadas e premiadas são de “a raia mais bonita”, “a raia mais original”, “a maior raia”, “a menor raia” e “a raia com maior agilidade”. Os critérios de avaliação são: originalidade, equilíbrio de cor no ar, beleza, técnica em construção, agilidade e desenvoltura.  

Os concorrentes terão 40 minutos para exibir seus brinquedos voadores, que serão verificados pelos cinco jurados no solo, depois serão empinados num prazo de 30 minutos e descidos em até 10 minutos após a ordem de encerramento. O júri irá escolher as três melhores raias, pipas ou papagaios de cada categoria. Os vencedores, segundos e terceiros colocados serão premiados com troféus e medalhas.        

Para confeccionar esses brinquedos, o Departamento de Cultura recomenda materiais que não agridam tanto o meio ambiente por serem biodegradáveis: papel de seda, linha de algodão e bambu. Embora seja permitida, a rabiola também não é recomendada porque pode se prender no fio de energia elétrica, causando riscos para quem estiver empinando a raia, pipa ou papagaio.

 

Image