Blog

Você esta em:capa, Blog
31/07/2013 10h30

Emater-MG inicia Programa de Capacitação em Piscicultura na região

A Unidade Regional da Emater-MG de Passos, através de sua equipe em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Associação dos Aquicultores do Médio Rio Grande (AAMORG), iniciou no dia 22 de julho, no município de Cássia - MG, o Programa de Capacitação em Piscicultura.            

Serão seis (6) cursos na área de produção em diferentes cidades da região, um(1) curso em Gestão de Unidade de Beneficiamento de Pescado e um(1) Seminário Regional de Aquicultura. Os cursos sobre produção acontecerão nos municípios de Carmo do Rio Claro - MG, nos dias 05, 06 e 07 de agosto, São João Batista do Glória - MG, em 26, 27 e 28 de agosto, São José da Barra - MG, em 09, 10 e 11 de setembro, Passos - MG em 23, 24 e 25 de setembro e Capitólio - MG, nos dias 07, 08 e 09 de outubro; além do que ocorreu em Cássia - MG, de 22 a 24 de julho. Os horários de apresentação serão de 08h00min ás 17h00min. O curso em gestão acontecerá de 21 a 24 de outubro e o seminário no dia 22 de outubro ambos na cidade de Cássia.           

Os treinamentos estão sendo ministrados devido à construção de uma Unidade de Beneficiamento de Pescados (UBP) no município de Cássia e outra em Carmo do Rio Claro, que atenderão toda a região no trabalho de criação de peixes.

Os cursos em produção têm o objetivo de capacitar o profissional a executar tarefas desde a implantação de uma unidade produtiva até a comercialização do pescado, preparando-o tanto na área de produção quanto no empreendimento da atividade de piscicultura. A capacitação em gestão tem a finalidade de habilitar as Associações de Piscicultores a fazer a gestão dos frigoríficos na parte operacional e a buscar novos nichos de mercado através do beneficiamento de peixes. Já o seminário será um momento de discussão e atualização na área de aquicultura.           

Direcionado aos produtores de peixes em tanques rede e escavados, os workshops na área de produção terão a seguinte programação: No primeiro dia de evento, palestra sobre Associativismo e Unidade de Processamento de Peixes com o presidente da AAMORG, José Delfino; Treinamento Básico - Informações iniciais sobre piscicultura (peixes de água doce), dado pela Emater-MG; e conferência sobre Plano de Safra para Aquicultura 2013 porVanessa Guadereto, superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura de Minas Gerais. O segundo dia será composto pelas apresentações Contextualização Sobre a Piscicultura, pelo Coordenador Técnico Estadual da Emater-MG, Dirceu Alves Ferreira; Manejo nutricional para criação de peixes com Diogo Souza, gerente Técnico da Purina; Manejo em piscicultura, peloCoordenador Técnico Regional da Emater-MG,  Frederico Ozanam de Souza, que também apresentará Sistema de criação de peixes em tanques/rede. No último dia será abordada a Importância das Parcerias, pelo empresário João Dimas Pereira, representante da Tan Rede; Principais enfermidades de ocorrência em criações de peixes, com o Coordenador Técnico Regional, Frederico Ozanam de Souza; Regularização de Atividades produtivas, pelo Coordenador Técnico Estadual, Dirceu Alves Ferreira e finalizando, Processamento de Peixes - Filetagem e Curtimento de couro.

           

As atividades contam com o apoio efetivo das prefeituras dos municípios sede dos cursos e das equipes dos escritórios locais da Emater – MG. O programa de capacitação é muito importante para toda região,  principalmente para os pequenos e médios produtores de pescado que terão técnicas para melhorar a produção e ofertar produtos de melhor qualidade.

 

A abertura do programa em Cássia contou com a presença do gerente da Unidade Regional da Emater-MG, Edson Gazeta, o Secretário de Agricultura do município, Odilon Americano Aguiar Rodrigues Alves Junior, o presidente da AAMORG, José Antônio Delfino Barbosa, o gerente da agência do Banco do Brasil de Cássia, Osmar Terra de Araújo, o Coordenador Estadual de Pequenos Animais, Dirceu Alves Ferreira, o Coordenador Regional da Emater-MG, Frederico Ozanam e os extensionistas do escritório local da Emater-MG de Cássia, Everaldo Borges da Costa e Francielle Augusta de Carvalho Andrade.