Blog

Você esta em:capa, Blog
19/03/2013 14h00

2ª Caminhada Ecológica da Folia das Almas em Delfinópolis

 

Cartaz
Cartaz

 

Regate de tradição popular, que tem o intuito de preservar os aspectos culturais de povoados rurais, pra que não percam a essência de suas crenças. A folia das almas tem como objetivo reviver as manifestações religiosas, ocorridas no período da quaresma e como ato principal a cantiga para as almas na semana santa. Um grupo de pessoas que preservam esse ritual sai todas as noites com suas vestimentas e seus instrumentos (matraca, berra-boi) e de casa em casa cantam e rezam. E ritual segue até a igreja do Itajuí no vale da gurita, aonde com a intercessão de seu padroeiro vão para o cemitério do tatu (um dos últimos cemitérios de caminhos de minas) onde realizam um cerimonial religioso.

A folia das almas é uma manifestação que veio com os jesuítas para Brasil, e aqui se tornou referencia de identificação cultural. Neste sentido a preservação dos elementos que contribuem para construir e ou resgatar a identidade local devem ser enaltecidos para que os conhecendo saberemos com preservá-los, de forma que não disseminemos elementos que não fazem parte da cultura local.

Esta manifestação acontece há 50 anos desde a criação da capela do Itajuí e todos os anos realizam a reunião das famílias e turistas que vivem e vão conhecer o vale da gurita, por suas belezas naturais e seus eventos folclóricos. A divulgação destas manifestações busca integrarem o conhecimento entre as pessoas e o reconhecimento por elas da importância cultural, pois esses acontecimentos quase não são transmitidos para outras gerações e acabam por se perder pelo tempo com os guardiões destas tradições.

Associação de guias turísticos de Delfinópolis- ITAMIR ROSA DE FARIA