Blog

Você esta em:capa, Blog
15/08/2012 10h29

Concurso de Pias

Os interessados em participar do 21º Concurso de Raias, Pipas e Papagaios de Passos terão até o próximo dia 20 para fazer suas inscrições, no Palácio da Cultura ou na Estação Cultura, das 09h às 17h. Este ano, o concurso – que ocorrerá a partir das 09h30 do dia 26 de agosto – tem a Literatura como tema. O concurso é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Passos (Secel), por meio do Departamento de Cultura.

Já tradicional em Passos, a competição é voltada para pessoas com idades entre 05 anos e 80 anos, e costuma reunir muitas famílias na Estação Cultura – local onde acontece o evento. Além de divertir, o concurso serve para trabalhar a cidadania, com claras orientações contra o uso de cerol, de linhas metálicas e até de materiais de difícil absorção pela natureza, como plástico e papel laminado.

O certame vai premiar com troféus os três primeiros lugares de cada uma das cinco categorias, considerando a originalidade, o equilíbrio de cor no ar, beleza, técnica em construção, agilidade e desenvoltura. As cinco categorias são: Raia mais bonita; Raia mais original; Maior raia; Menor raia e Raia mais ágil. A decisão dos cinco jurados será soberana e irrecorrível.

Os concorrentes terão um total de 40 minutos para exibição, sendo 10 minutos para avaliação das armações em solo, pelos jurados, e 30 minutos para empinar suas pipas, raias e papagaios. Os organizadores avisam que os competidores devem se apresentar aos jurados, a partir de 09h30 do dia 26, munidos da ficha de inscrição e da raia com o número da inscrição afixado de forma bem visível. Na categoria “Maior raia”, o candidato poderá contar com a ajuda de mais duas pessoas para colocar a armação no ar. Os organizadores observam que tanto a maior como a menor raia terão de voar, mesmo que por um tempo menor que o das demais raias.

 

Motivos de desclassificação

 

Será desclassificado o concorrente que laçar a raia de outro concorrente; usar cerol, linha metálica ou material cortante; confeccionar sua raia/pipa/papagaio com material de difícil absorção pela natureza (material não biodegradável), como plástico, fio de nylon, fita de vídeo e de gravador, fio de metal, papel laminado etc.; não recolher a raia no tempo previsto; empinar a raia fora do horário de apresentação, e cuja raia não voar.

Conforme o Departamento de Cultura, os concorrentes podem usar papel de seda, linha de algodão e bambu. A rabiola poderá ser de plástico ou papel. Para os organizadores, é melhor se o concorrente evitar o uso de rabiola, “já que muitas vezes a raia se enrosca na fiação elétrica por causa da rabiola”.

 

Fonte: Secel / Ascom-PMP.