Blog

Você esta em:capa, Blog
31/05/2017 15h00

UEMG Passos firma novas parcerias com Prefeitura Municipal e Santa Casa de Misericórdia

A UEMG Unidade Passos, recebeu de 23 a 25 de maio de 2017, visita do Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Sr.º Adailton Vieira Pereira e das Pró-reitoras de Ensino Prof.ª Cristiane Silva França e Prof.ª Elizabeth Dias Munaier Lages. O objetivo da visita foi dar continuidade ao processo de discussão das práticas do Curso de Medicina, que no 2º semestre de 2017, os alunos iniciarão nos hospitais e ambulatórios, necessitando da designação de novos professores/preceptores para as disciplinas de aulas práticas e estágios, atuando na área da saúde na Prefeitura Municipal de Passos, no Consórcio Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia de Passos.

Podemos destacar que as novas parcerias são de extrema importância para o enriquecimento e aprimoramento das aulas práticas do curso. Os Pró-reitores e a Diretoria Acadêmica reuniram-se com a Prefeitura Municipal de Passos (Chefe de Gabinete e Secretaria de Saúde) e a Santa Casa de Misericórdia de Passos (Diretoria) afim de estabelecer e viabilizar a atuação acadêmica de docentes e discentes da UEMG nas instituições referidas.

O encontro com a Prefeitura Municipal de Passos e Secretaria de Saúde firmou desenvolver atividades acadêmicas no setor público do município, e gradativamente aumentar a participação da universidade nos setores de atendimento, como exemplo: as Unidades Básicas de Saúde. Propõe uma gestão compartilhada e implementação de projetos de extensão, capacitação de profissionais da área da saúde e difundir ações em conjunto com a comunidade regional. Sugerem também a criação de uma comissão para avaliar as demandas e execuções dos trabalhos.

Com a Santa Casa de Misericórdia de Passos a UEMG fez novas parcerias de convênio de estágio para os docentes e discentes do Curso de Medicina. O objetivo é aumentar a atuação acadêmica junto à instituição, de maneira progressiva, nas diversas áreas da saúde e atender a necessidade existente para a formação do futuro profissional do Curso de Medicina. Como já existem parcerias entre as instituições, de outros cursos da área da saúde, irão prosseguir atendendo as demandas da Universidade viabilizando a formação acadêmica do profissional. A Santa Casa de Misericórdia de Passos disponibiliza atualmente de um corpo clínico altamente qualificado e equipamentos modernos, considerado como importante polo de atendimento à saúde regional, atendendo 70% dos seus pacientes pelo SUS e propicia uma formação prática aos estudantes de altíssima qualidade. Além de convênios com hospitais da região para complementação da formação do futuro médico.

De acordo com o Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Sr.º Adailton Vieira Pereira, as parcerias viabilizam o crescimento do ensino superior na região. “Comemoramos estes encontros que celebram as novas parcerias com a Prefeitura Municipal de Passos, com o Consórcio Municipal de Saúde e com a Santa Casa de Misericórdia de Passos, que é um hospital regional de caráter filantrópico que atende toda a população do Sudoeste de Minas Gerais. Estes trabalhados estenderão a todo o estado”.

Segundo a Pró-reitora de Ensino, Prof.ª Elizabeth Dias Munaier Lages, “a UEMG Unidade Passos transmite com excelência a brilhante atuação universitária na região, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho excepcional tem papel fundamental na continuidade do ensino superior de qualidade, aliando as parcerias como importante fomento para o desenvolvimento regional”.

Segundo a Diretora Acadêmica da UEMG Unidade Passos, Tânia Maria Delfraro Carmo, o encontro viabiliza novas parcerias com a Universidade e proporciona uma formação profissional completa. “A presença do Curso de Medicina na Região Sudeste impacta na melhoria do Sistema de Saúde, com possibilidade de gestão compartilhada, tendo a Prefeitura, a Santa Casa de Misericórdia de Passos e o Consórcio Municipal de Saúde como importantes campos de aulas práticas”.

Os Pró-reitores da UEMG e Diretoria Acadêmica da Unidade Passos concluíram que os encontros foram positivos e estabeleceram novas reuniões para firmarem contrato de convênio e efetivar as propostas. A Unidade de Passos, que possui a maior complexidade de cursos (27) recebeu atenção especial da Pró-reitoria, que conheceram também a infraestrutura do complexo universitário (salas de aula, laboratórios, biblioteca, núcleos, centros, entre outros locais), além de receber, refletir e discutir as demandas acadêmicas da Unidade juntamente com a Diretoria, Grupo gestor dos Núcleos Acadêmicos e os Coordenadores de Curso.

« Voltar para listagem dos posts