Blog

Você esta em:capa, Blog
26/10/2016 08h15

Teste rápido detectará vírus Zika em 20 minutos

Um novo teste comprado pelo Ministério da Saúde irá detectar casos de Zika vírus no organismo, com apenas uma pequena amostra de sangue, em 20 minutos. O governo acabou de adquirir 3,5 milhões de unidades deste teste sorológico rápido, num investimento de mais de R$ 119 milhões.

De acordo com o ministério, é a primeira medida de grande porte anunciada para evitar que um novo surto da doença se espalhe pelo Brasil no verão. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, informa que crianças, mulheres e gestantes terão prioridade ao teste na rede pública.

Diferente do teste antigo, chamado de PCR, que só detectava o Zika vírus quando ele já estava na corrente sanguínea, o novo exame sorológico detecta se uma pessoa foi infectada recentemente, no período de tempo inferior a duas semanas do contágio.

Com isso, o tratamento pode ser iniciado imediatamente. A eficácia da nova tecnologia é superior a 95%, ou seja, há pouquíssimas chances do resultado dar um falso negativo. O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Eduardo Hagi, diz que o teste tem mais vantagens.

O Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti – o mesmo vetor da dengue – contaminou mais de 200 mil brasileiros até setembro deste ano. Desses, 16,4 mil eram gestantes. Oficialmente, o Ministério da Saúde contabiliza que 2.063 crianças nasceram com microcefalia, uma malformação neurológica diretamente ligada à contaminação por Zika víirus.

« Voltar para listagem dos posts