Blog

Você esta em:capa, Blog
01/07/2016 10h00

Prefeitura de Passos orienta população quanto ao descarte de pneus

Não é difícil encontrar pelas ruas, praças e, principalmente, em terrenos baldios, lixo, entulhos e até pneus velhos depositados irregularmente. Esses materiais agridem o meio ambiente e contribui com a proliferação de insetos e animais que ameaçam a saúde pública.

Esse problema tem chamado a atenção do Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de Passos, que mais uma vez orienta a população quanto ao descarte correto desses rejeitos.O órgão municipal faz também uma advertência ao cidadão sobre as punições previstas, caso alguém seja flagrado deixando algum desses materiais em local impróprio.“Com relação ao descarte dos resíduos citados, esclarecemos que os mesmos, em pequenas quantidades, são retirados pela Prefeitura de Passos, devendo o cidadão solicitar através do telefone 3522-7653 (das 11h30 às 17h).

“Em grandes volumes, solicitamos que a população alugue caçambas para a retirada de tais resíduos”, orienta a engenheira ambiental da Prefeitura Andiara Machado Mendes Miranda.Um dos principais problemas enfrentados na limpeza urbana é com os pneus velhos, que muitas vezes é jogado em terrenos baldios, causando prejuízo ambiental e sendo um possível local de reprodução do mosquito Aedes aegiypti, o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O descarte irregular desse material é considerado crime ambiental e a punição é dada pela Polícia Militar do Meio Ambiente.Para que o cidadão não deixe esse lixo em local inapropriado, a Prefeitura possui um Ecoponto, que é o estabelecimento adequado para o descarte de pneus e de onde são encaminhados para a destinação final.“Nosso Ecoponto fica na Rua Osvaldo Batista Bonfim, 691, no Bairro Serra Verde. Ele recebe as carcaças de pneus e encaminha, através da Agência Nacional de Pneumáticos, a ANIP, para destinação adequada”, explica Andiara.O Departamento de Limpeza Urbana pede que a comunidade passense colabore com a administração pública, colocando seu lixo na porta de sua residência em dia certo e no horário mais próximo do caminhão passar.

Em caso de dúvidas com relação aos dias e frequência de coleta, a população poderá se informar no  próprio departamento, através do telefone 3522-7653 ou 3522-7093.

« Voltar para listagem dos posts