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24/06/2016 08h45

Coleta de lixo em passos é normalizada

A coleta de lixo em Passos foi normalizada nesta quinta-feira pela empresa que presta o serviço para o Município. O serviço havia sido paralisado na segunda-feira por causa de greve dos funcionários da empresa Arbor, responsável pela coleta, mas, após uma notificação da Prefeitura, o trabalho voltou a ser feito. A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos solicita à população para colocar o lixo em frente às suas residências nos dias e horários habituais da passagem dos caminhões.           

Segundo a secretária de Obras, Sônia Maria de Oliveira, o trabalho da empresa vem sendo fiscalizado, para que qualquer descumprimento do contrato seja notificado. Em relação à paralisação, a Prefeitura notificou a empresa para que retornasse ao trabalho imediatamente e instaurou um processo administrativo para apurar as responsabilidades e definir medidas cabíveis previstas no contrato.          

 “Um fiscal da Secretaria de Obras está acompanhando a coleta em todos os setores da cidade. Se houver descumprimento do contrato, a empresa será notificada”, disse Sônia Oliveira, pedindo, novamente, que a população colabore com a limpeza.          

 “Pedimos à população para colocar o lixo somente em frente às suas residências. Temos falado para as pessoas que ‘o lixo que você produz é responsabilidade sua’, você não gostaria que o vizinho colocasse o lixo na frente de sua casa, então não coloque em frente à casa dele e nem nos terrenos baldios e praças”, disse a secretária.

Esclarecimento sobre a coleta de lixo

Devido à paralisação de funcionários da empresa Arbor, que presta o serviço de coleta de lixo para o Município de Passos, a Prefeitura esclarece:1) A Prefeitura vem tentando regularizar a situação e por isso nos próximos dias irá fazer a licitação do serviço, para que uma empresa qualificada possa fazer a coleta ao menor custo para o município.

2) A empresa Seleta, que vinha fazendo a coleta tinha contrato temporário com a Prefeitura. Antes do fim do prazo, a Prefeitura promoveu novo processo de contratação temporária. A empresa vencedora foi a Arbor, que pediu R$ 500 mil a menos para prestar o serviço.

3) A Arbor vinha prestando o serviço, mas teve que interrompê-lo a mando da Justiça, porque a Seleta questionou o resultado da concorrência. A Prefeitura recorreu da decisão judicial e conseguiu novo prazo para resolver a situação.

4) Infelizmente, na última segunda-feira funcionários da Arbor entraram em greve, cobrando vários direitos à empresa.

5) Como medida emergencial, a própria Prefeitura, através do Departamento de Limpeza Urbana, vem fazendo a coleta. Infelizmente, sem condições apropriadas, o serviço vem ocorrendo com atraso.

6) Ressaltamos que, embora com atraso, todo o lixo da cidade está sendo recolhido. Infelizmente, por causa desse atraso, algumas pessoas mal intencionadas tentam se aproveitar da situação, ao fazerem sensacionalismo do problema.

7) Também ressaltamos que a Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos estão examinando a situação da empresa Arbor e discutindo as medidas cabíveis para solucionar esse problema da coleta.

8) Até que tudo seja definido, a Prefeitura irá manter a coleta emergencial pelo Departamento de Limpeza Urbana e pede, mais uma vez, a compreensão da população.

9) Os caminhões de coleta da Prefeitura estão passando nas ruas nos mesmos dias que os caminhões da Arbor e Seleta passavam, mas com algumas horas de atraso. Mesmo assim, recomendamos que os moradores e empresários só coloquem o lixo na calçada de frente a seus imóveis (NUNCA COLOQUEM EM TERRENOS BALDIOS, ÁREAS VERDES E PRAÇAS), que ele será recolhido, com certeza. Cada um é responsável pelo seu lixo, portanto, faça sua parte, evitando que a sujeira se espalhe.