Blog

Você esta em:capa, Blog
14/06/2016 16h00

Aeroporto de Passos tem movimento inédito de aviões

No dia 10 de junho, sexta-feira passada, o Aeroporto Municipal José Figueiredo atingiu o maior fluxo de aeronaves de sua história. Foram 11 aviões do porte de jatinhos particulares e executivos que pousaram e decolaram no local num único dia. O motivo de tanto tráfego aéreo em Passos foi um leilão de gado numa fazenda vizinha ao município de Passos, que atraiu grandes empresários de várias regiões do país.

O aeroporto de Passos tem um tráfego médio mensal de 42 pousos e decolagens de aeronaves, sendo quadro por dia. A última sexta-feira, porém, quase triplicou essa média, com 11 pousos de diferentes aeronaves, o que corresponde ao movimento de uma semana inteira, normalmente.           

Através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), a Prefeitura de Passos vem investindo para que o Aeroporto Municipal José Figueiredo possa integrar o programa de aviação regional da Secretaria de Aviação da Presidência da República. Para isso, alguns investimentos, como a aquisição de um caminhão de combate a incêndio, já foram realizados e outros estão previstos para os próximos meses.            Esse avanço na consolidação do aeroporto de Passos na aviação regional brasileira tornou-se possível após sua homologação, em outubro de 2013, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como aeródromo para pousos e decolagens em tempo integral. Esse status permite a operação comercial, com implantação de linhas aéreas em Passos.